quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Jorge Grimberg: THE WAY THINGS WORK

Colunista da WGSN escreveu um texto que me chamou primeiramente a atenção por tratar de moda, depois fala de NY, elogia a moda engajada em causas sociais, quem cria a moda pra "seu povo", e O QUE MAIS AMEI: ele critica o Brasil. Normal?... Não! A crítica está colocada de forma diferente ao clichê: O BRASIL É UM PAÍS ATRASADO QUE NÃO VALORIZA SEUS TALENTOS... Atinge SP (Hype pra muitos gaúchos!). Mas mais que tudo, em trecho do texto que retirei do jornalzinho da Doc Dog ,ele descreve sem saber, de forma clara, a cidade de NH! Leia o trecho, com algumas contribuições minhas: Aqui em NH a gente inventa... Ser o que não é: os gays querem ser bofes e alguns bofes SÃO gays, os pseudo playboys querem ser ricos, e os ricos bancam ser os maloqueiros, as gordas querem ser magras, e até se vestem, agem, fotografam e comem como tal! Morenas querem ser loiras, e outras coisas mais. Existe uma forte admiração _pra não dizer uma forma de idolatria_ pelo que vem de fora e uma estranha rejeição pelo local, herança do eterno Brasil colônia. Sempre achei a cidade, e o estado todo, um tanto provinciano, colonial, feudal, bairrista, elitista, 'burguesista'... Um movimento gringo, como o eletrizante new rave , funciona para um pequeno grupo antenado da cidade, porque ninguém conhece as bandas e artistas que influenciam o movimento. Isso mesmo com toda a rapidez tecnológica: ipod's, mp3's, my space's, passagens baratas... As pessoas baixam sempre as mesmas músicas, ou seja, querem ouvir o que tá todo mundo ouvindo... Pra que??? Se tu pode ouvir em qualquer lugar. A moda demora a acontecer. A solução é buscar ao nosso redor por referencias que reflitam o nosso estilo de vida urbano (e interiorano) e transformá- las em moda. Tudo isso se desenvolve por aqui enquanto o mundo inteiro está se engajando em causas sociais, a moda ainda é tão burguesa e sem significado. E mais legal do que usar referências de NY, seria engajar- se de verdade com a nossa cidade. Simplesmente buscando com que a vida faça mais sentido aqui e possamos ver nossa moda crescer de verdade e viver cercados de inspiração. Imagina que delícia... Essa é a maior tendência de todas, cada um na sua individualidade, encontrar sua forma de salvar o mundo, começando pela sua própria cidade. POR FIM: A MODA É PRA POUCOS, E PRA MUITOS É MUITO CARA. SEM CONTAR A INFLUÊNCIA CULTURAL DA NOVELA DAS 8-QUE TEM 'STYLISTS'PROFISSIONAIS- AQUI OS ARTISTAS NO DIA-A-DIA NÃO INSPIRAM TANTO ASSIM A GENTE, COMO CELEBRIDADES HOLYWOODIANAS QUE SERVEM DE MODELOS PARA AS MAIORES MARCAS DO MUNDO.(e essa inspiração tem mais de 6 décadas).O MERCADO POPULAR AINDA NÃO OFERECE DESIGN PRA TODO MUNDO, COMO ZARA E H&M.ECONOMIZA- SE MUITO EM TECIDOS E CULTURA.O PÚBLICO POR AQUI NÃO PROTESTA NAS RUAS. NÃO ABRAÇA NENHUMA CAUSA. LOGO AS REFERÊNCIAS DE MODA VEM DE OUTROS CONTINENTES, E POUCAS VEZES SÃO RELEVANTES. Ah, e por falar nisso, tu já ouviste falar em (RED)...Entre em www.joinred.com Logo teremos 3 modelos de tênis na loja... E não estou aproveitando esta crônica pra vender, só estou te deixando antenado! TEXTO NA ÍNTEGRA: www.docdog.com.br Jornal.

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